segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Links para saber mais - Como a canela pode ajudar na perda de peso

Muitas dietas contam com a ajuda de especiarias que, se acredita, tenham efeito no metabolismo ajudando a perder peso. Para a maioria delas não há ainda provas científicas que atestem esse efeito, mas, no mês de dezembro, um artigo que será publicado no periódico Metabolism traz algum entendimento sobre como uma dessas especiarias, a canela, pode ajudar na luta contra a obesidade.

Um dos óleos essenciais da canela, o cinamaldeído, já era conhecido por ter um papel na proteção contra obesidade e hiperglicemia em ratos. Apesar disso, os mecanismos envolvidos nessa proteção ainda eram desconhecidos. Além de desvendar como o cinamaldeído agia em ratos, os cientistas também queriam saber se o efeito era semelhante em humanos. Para resolver esse problema, os pesquisadores trataram células de gordura (adipócitos) retiradas de doadores humanos de várias idades, raças e índices de massa corporal com cinamaldeído e avaliaram a expressão dos genes dessas células. O resultado foi a expressão de uma série de genes e enzimas responsáveis pelo metabolismo de lipídios, além de duas proteínas regulatórias muito importantes, a ucp1 e Fgf21. Essas proteínas estão envolvidas em um processo chamado termogênese que é a indução da queima de energia pelas células.

O processo de estocagem de energia pelas células (no caso dos adipócitos, em forma de lipídios) é um processo muito importante. Não fosse ele, nossos ancestrais, que não tinham tanto acesso a alimentos, não teriam sobrevivido. O problema é que a nossa sociedade tem acesso rápido e fácil a alimentos e principalmente, a alimentos ricos em gorduras e açúcares. Nossas células não sabem disso, obviamente, e por isso continuam a armazenar energia, mesmo que a nossa geladeira esteja cheia e não precisemos passar horas numa savana atrás da próxima refeição. Resultado disso é a epidemia de obesidade que presenciamos hoje. Com os resultados da pesquisa do cinamaldeído, os pesquisadores pretendem criar maneiras de usar o processo de termogênese para auxiliar na perda de peso de indivíduos obesos. Como a canela já é um ingrediente tradicional em diversos tipos de culinária, os cientistas acreditam que ela seja mais bem recebida pelos pacientes do que medicamentos receitados normalmente. Além disso, ela é natural e uma delícia!

Referências:
Cinnamon turns up the heat on fat cells. ScienceDaily.

Juan Jiang, Margo P. Emont, Heejin Jun, Xiaona Qiao, Jiling Liao, Dong-il Kim, Jun Wu. Cinnamaldehyde induces fat cell-autonomous thermogenesis and metabolic reprogramming. Metabolism, 2017; 77: 58 DOI: 10.1016/j.metabol.2017.08.006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário