terça-feira, 18 de julho de 2017

Links para saber mais

     Pamela Maher, uma cientista do Laboratório de Neurobiologia Celular do Instituto Salk, encontrou evidências que um composto natural do morango (fisetina) reduz deficit cognitivo e inflamação associada com a idade em ratos. Segundo a equipe, essa substância pode ajudar a tratar distúrbios relacionados com a idade como Alzheimer ou derrame.


     Bonobos são macacos que vivem nas florestas na África Central. São muito conhecidos por serem pacíficos e viverem em uma sociedade baseada no “amor livre”. Por causa disso, cientistas achavam que a taxa de paternidade era semelhante entre os machos de cada grupo. Acontece que, aparentemente, fêmeas de bonobos tem gostos bem parecidos. Num dos grupos estudados, pesquisadores viram que somente um dos machos (chamado de Brad Pitt(!)bonobo) era pai de mais de 60% da próxima geração de filhotes. O que os cientistas querem agora é descobrir o que leva a essa preferência das fêmeas numa sociedade em que elas são livres para escolher. 

     Aqui no Brasil também temos espécies que são pacíficas e vivem numa sociedade sem dominância. Os muriquis são macacos que vivem (no que resta) na Mata atlântica.
Para saber mais dos muriquis: http://www.promuriqui.org.br/

     Fight like a ... tomato(!)

     Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison investigaram a estratégia de defesa utilizada por plantas de tomate em resposta ao ataque por lagartas. Os tomates (assim como outras plantas) expelem um químico que faz as lagartas, que são herbívoras, transformarem-se em canibais.
Os resultados foram publicados no periódico Nature Ecology and Evolution: DOI: 10.1038/s41559-017-0231-6

Acesse os links e saiba mais sobre esses assuntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário