Pesquisadores da Universidade do Estado de Portland testaram água do mar em locais próximos a centros urbanos e encontraram de tudo, desde traços de cafeína até remédios. As substâncias são descartadas em residências ou em centros médicos e acabam parando nos oceanos depois de passar pelo sistema de esgoto. Por conta desse achado, os cientistas simularam em laboratório um ambiente natural para caranguejos nativos daquela área e avaliaram possíveis modificações no comportamento desses animais quando expostos a concentrações de fluoxetina (o princípio ativo do Prozac) encontradas nas águas estudadas. Eles notaram alterações comportamentais nos caranguejos incluindo o aumento do tempo de forrageamento (busca e exploração por recursos alimentares). Esse comportamento deixou os caranguejos mais distraídos e expostos a predadores, pois eles mantinham o forrageamento mesmo durante o dia, período em que normalmente estão escondidos. Mesmo a presença do predador natural não impedia os animais de continuarem a busca por alimento, deixando eles muito mais expostos à predação. Além disso, os pesquisadores notaram que eles se envolviam muito mais em brigas com membros da mesma espécie, frequentemente matando o oponente ou sendo mortos no processo.
Essa pesquisa chama a atenção para o perigo do descarte inadequado de resíduos da indústria farmacêutica. No caso dos caranguejos, o comportamento induzido pelo fármaco gerou um desbalanço na interação predador-presa. Isso pode gerar desequilíbrios no ecossistema que podem se propagar botando em risco não só uma espécie, mas todo o ambiente.
Referências:
Joseph R. Peters, Elise F. Granek, Catherine E. de Rivera, Matthew Rollins.
Prozac in the water: Chronic fluoxetine exposure and predation risk interact to shape behaviors in an estuarine crab. Ecology and Evolution, 2017; DOI: 10.1002/ece3.3453.
Prozac in ocean water a possible threat to sea life. ScienceDaily.
Para saber mais como descartar medicamentos vencidos ou sem uso de maneira correta
veja esse guia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário