quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Links para saber mais - Cetáceos possuem sociedade e cultura semelhante aos humanos

Todo mundo que já viu ou leu Guia do Mochileiro das Galáxias sabe (ou desconfia) que os golfinhos são mesmo mais inteligentes que nós. Por exemplo, golfinhos nunca elegeriam Trump para presidente, o que já mostra um intelecto bem avançado. Sabendo disso, cientistas de universidades do Reino Unido, EUA e Canadá resolveram estudar se existia algum tipo de cultura nas sociedades de golfinhos, baleias e botos (cetáceos) e o que era responsável por comportamentos considerados complexos.

Esse é o primeiro estudo que cria um enorme banco de dados cruzando informações de comportamentos complexos ao tamanho do cérebro dos cetáceos. A hipótese é que os cetáceos são considerados um dos animais mais inteligentes do planeta justamente pela relação de tamanho entre cérebro e corpo. A lista de comportamentos mostra diversas semelhanças com comportamentos humanos e primatas:

-Complexas relações de aliança – trabalham juntos para benefício mútuo;

-Transferência social de técnicas de caça – ensinamentos de como caçar utilizando ferramentas;

-Caça cooperativa;

-Complexas vocalizações, incluindo DIALÉTOS REGIONAIS E DE GRUPOS – Basicamente eles conversam;

-Mimetismo vocal e “apitos exclusivos” únicos de alguns indivíduos – ELES TEM NOMES;

-Cooperação interespecífica com outras espécies, incluindo o homem;

-Cuidado parental de filhotes e jovens que não são sua prole;

-Brincadeiras sociais.


Segundo uma das pesquisadoras envolvidas no trabalho, eles tiveram o mesmo caminho evolutivo de desenvolvimento de inteligência pelo qual passaram primatas e humanos. Ela diz que eles só não serão capazes de imitar nossos avanços tecnológicos porque não desenvolveram polegares opositores. Outra neurocientista que participou da pesquisa afirma que, na sua opinião, apesar de existirem diferenças entre estruturas cerebrais de humanos e cetáceos, esse não o motivo pelo qual eles não atingem graus mais elevados de habilidades sociais e cognitivas. Ela ainda afirma que, justamente, apesar dessas diferenças estruturais, ambas as espécies evoluíram de maneira a mostrar comportamentos cognitivos e sociais muito semelhantes.

Referências:
Whales and dolphins have rich 'human-like' cultures and societies. ScienceDaily.

Kieran C. R. Fox, Michael Muthukrishna, Susanne Shultz. The social and cultural roots of whale and dolphin brains. Nature Ecology & Evolution, 2017; DOI: 10.1038/s41559-017-0336-y

Nenhum comentário:

Postar um comentário