quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Links para saber mais - Resistência a antibióticos

Você já se perguntou qual a origem da prescrição de 1 ou 2 semanas de antibiótico?

Você logo imagina que esse tempo foi escolhido baseado em estudos? Pois aparentemente, não. Segundo Martin Llewelyn (Brighton and Sussex Medical School- Reino Unido), a quantidade de dias prescritos é maior que o necessário pois, antigamente, os médicos queriam ter certeza de que o paciente melhorasse, mesmo parando de tomar o antibiótico antes do período recomendado (o que acontecia com frequência). Ele defende que tomar antibiótico por períodos mais curtos também são efetivos para eliminar as bactérias e causam menos danos ao nosso organismo (visto que antibióticos também atacam as bactérias que residem no nosso corpo).

Atualmente pesquisadores e médicos estão tentando mudar as diretrizes, já que existem estudos que mostram que pessoas que tomam mais dias de antibiótico ou utilizam tratamentos mais severos, por exemplo combinando mais de um tipo de antibiótico, tem mais chance ter uma bactéria resistente. 

Isso não quer dizer que você pode tomar remédio por quanto tempo você achar melhor. Essa é uma decisão para ser tomada junto com o médico e depende muito da situação.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja os trabalhos que eu separei:

Why the latest advice on stopping antibiotics is long overdue.

The antibiotic course has had its day. BMJ

Effect of antibiotic prescribing in primary care on antimicrobial resistance in individual patients: systematic review and meta-analysis. BMJ

More antibiotics may not always be better.

Nenhum comentário:

Postar um comentário