segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Novo modelo para estudo de vício em opioides

Opioide é um grupo de fármacos derivados do ópio que atuam em receptores específicos no cérebro produzindo insensibilidade à dor. O mais conhecido é a morfina. Eu já falei aqui no blog sobre os problemas causados pelos opioides, sendo o vício o maior deles (se você ainda não leu, leia aqui). Pouco ainda é conhecido sobre os mecanismos que levam ao vício por opioides e os tratamentos existentes ainda são precários. Entender como o organismo é levado ao vício é a melhor maneira de produzir tratamentos eficientes. Pesquisadores da Universidade da Saúde de Utah estão testando um novo modelo para o estudo de comportamento: um peixinho conhecido como zebrafish ou paulistinha. Segundo os pesquisadores, ele possui os mesmos receptores de opiáceos que seres humanos. Era preciso saber se ele poderia se viciar e ser útil como um modelo de comportamento e, futuramente, em testes de possíveis tratamentos.

Crédito: University of Utah Health
Para responder essa questão, os pesquisadores condicionaram os peixinhos a “subir” em uma plataforma para serem alimentados. Cada vez que um peixe se deslocava em cima da plataforma, uma luz era acionada e o movimento registrado. Outra plataforma foi mantida no mesmo taque para controle. Os pesquisadores registraram o número de vezes que os peixes subiram na plataforma em busca de alimento. Um tempo depois, eles substituíram o alimento por hidrocodona (um tipo de opiáceo). Da mesma maneira, registraram o número de vezes que os peixes subiam na plataforma para receber a dose de hidrocodona. E foram muitas vezes. Eles fizeram um vídeo que mostra exatamente isso, veja:


Os cientistas ainda realizaram mais alguns testes dificultando cada vez mais o acesso à droga pelos peixes. O que eles viram foi que os peixes ultrapassavam as dificuldades, arriscando o seu bem estar, para conseguir novas doses de hidrocodona e, caso não conseguissem, mostravam sinais de ansiedade e estresse, comuns na fase de abstinência. 

Com esse experimento eles concluíram que o zebrafish é um modelo comportamental para estudos de vício em opióides e pode ser utilizado na descoberta de novos tratamentos para esse problema que cresce a cada ano.

Referências:
www.sciencedaily.com/releases/2017/08/170825140633.htm

Artigo completo: 
Gabriel D. Bossé, Randall T. Peterson. Development of an opioid self-administration assay to study drug seeking in zebrafish. Behavioural Brain Research, 2017; DOI: 10.1016/j.bbr.2017.08.001

Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário