sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Links para saber mais

Uma pesquisa publicada no final de julho finalmente desvenda a possível causa da morte de 12 crianças na zona rural de Bangladesh em 2012. As crianças moravam perto de plantações de lichia e, ao contrário das mortes ocorridas na Índia por intoxicação causada por uma substância na semente da fruta, essas mortes foram relacionadas ao uso incorreto e demasiado de um pesticida chamado Endosulfan. Doze crianças morreram de síndrome de encefalite aguda, que causa inflamação no cérebro. Bangladesh é um dos países que ainda utiliza esse pesticida, apesar de já existirem substitutos menos tóxicos. No Brasil, ele está banido pela ANVISA desde 2013 e os EUA determinaram a descontinuação do uso a partir de 2016.

Endosulfan faz parte de um grupo de químicos chamado Poluentes Orgânicos Persistentes. Esses poluentes são substâncias químicas perigosas, capazes de serem transportadas por grandes distâncias pelo vento, água ou outros meios. Também podes se acumular na cadeia alimentar e causar danos ao ambiente por onde passam.

Para garantir que sua alimentação seja livre de pesticidas e outros químicos que causam danos à saúde, procure, sempre que possível, consumir alimentos orgânicos e de produtores rurais. A natureza e sua saúde agradecem.

-Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário