quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Links para saber mais - Alergia e sujeira

Hoje em dia cada vez mais as crianças estão vivendo dentro de uma bolha, isoladas dentro de casa, brincando no quarto, jogando vídeo-game, tendo a sua disposição um arsenal de limpeza e desinfecção. São potes e mais potes de álcool gel, sabonetes bactericidas, lencinhos umedecidos e mais um monte de parafernalha que promete manter as crianças limpas, cheirosas e saudáveis. Limpas e cheirosas elas com certeza ficam, mas saudáveis? Será?
Já dizia a propaganda de sabão em pó: “se sujar faz bem!” e agora essa máxima foi confirmada por uma pesquisa que relacionou o ambiente no qual mais de 400 crianças viveram por sete anos com o risco de desenvolvimento de asma na infância. Os resultados indicaram que quanto mais altas as concentrações de alérgenos de baratas, ratos e gatos no ambiente nos primeiros três anos da criança, menor era a chance dessa criança desenvolver asma. Calma, não estou falando para você abandonar seus hábitos de higiene e limpeza e passar a viver na imundície. Não é isso. Mas, na minha opinião, o que se pode aprender com esses resultados é que brincar na areia do parquinho, se sujar de barro ou ganhar umas lambidas do animal de estimação não é o fim do mundo. Talvez não seja saudável limpar toda e qualquer sujeira que entre embaixo das unhas imediatamente. É importante ensinar às crianças hábitos de higiene, assim como também é importante que, se possível, elas possam subir em árvores a comer a fruta direto do pé, sem lavar; é importante jogar futebol com os amigos e sair com a cara toda empoeirada e suja de grama; é importante deixar eles dormirem com o bichinho de estimação que eles tanto gostam.
http://blog.ebrink.com.br/mitos-sobre-alergia-de-animais-em-criancas/
Outros resultados importantes do mesmo artigo relacionam a concentração de cotinina (um derivado da nicotina) no cordão umbilical, stress e depressão materna com o aumento do risco de desenvolvimento de asma na primeira infância. Os pesquisadores vão continuar acompanhando esse grupo de crianças com o intuito de descobrir mais fatores que possam estar associados ao desenvolvimento de doenças alérgicas.

Referências:
Exposure to Pet and Pest Allergens During Infancy Linked to Reduced Asthma Risk. National Institute of Allergy and Infections Diseases.

O'Connor et al. Early-life home environment and risk of asthma among inner-city children (2017). Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário