quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Links para saber mais - o perigo dos plásticos nos oceanos

Plásticos são um problema ambiental sério. Quando falamos nos plásticos que acabam nos oceanos o problema se agrava ainda mais. Todo mundo já deve ter visto alguma foto com uma tartaruga presa com plásticos de engradado de latinhas ou fotos com estômagos de aves marinhas, peixes e até baleias cheios de lixo plástico. Mas o problema vai mais além. Não são somente os grandes plásticos (sacolas, garrafas pet, etc) que causam prejuízos. Os microplásticos e nanoplásticos também geram estragos que a ciência começou a avaliar recentemente.

Fonte: Missouri Department of Conservation.
No início de setembro foi publicado um artigo na Scientific Reports que descobriu que nanoplásticos estão causando danos neurológicos em peixes (e talvez em outros animais marinhos). Por conta do tamanho, de 20nm a 70nm, esses nanoplásticos são ingeridos pelo zooplâncton que, por sua vez, são ingeridos por animais maiores. Uma vez na corrente sanguínea de peixes, especificamente a espécie Carassius carassius que foi estudada, eles conseguem ultrapassar a barreira hemato-encefálica e se acumulam no cérebro dos peixes. Isso descoberto, os pesquisadores focaram em desvendar quais os prejuízos causados pelo acúmulo desses plásticos no tecido cerebral. Para isso, eles conduziram experimentos comportamentais e viram que os peixes com acúmulo de plástico no cérebro comiam mais devagar e exploravam menos o habitat a redor. Esse comportamento pode comprometer a sobrevivência do animal na natureza.

Outro resultado foi a ocorrência de morte do zooplâncton que come esse material. A maneira a qual os nanoplásticos levam o zooplâncton á morte ainda é um mistério. De maneira geral, a conclusão do estudo é que os nanoplásticos podem causar uma série de prejuízos no ecossistema, pois afetam vários níveis da cadeia alimentar.
Mortalidade de zooplâncton após a exposição a nanoplásticos. O gráfico mostra o número de organismos vivos entre 0 e 24 horas após a exposição desses organismos a diferentes concentrações de nanopartículas de poliestireno. Fonte: artigo original.
Referências:
Karin Mattsson, Elyse V. Johnson, Anders Malmendal, Sara Linse, Lars-Anders Hansson, Tommy Cedervall. Brain damage and behavioural disorders in fish induced by plastic nanoparticles delivered through the food chain. Scientific Reports, 2017; 7 (1) DOI: 10.1038/s41598-017-10813-0.

Brain damage in fish from plastic nanoparticles in water. ScienceDaily.

Para saber mais sobre estragos causados por plásticos nos oceanos:

-Dia Mundial dos Oceanos: 7 motivos pelos quais o oceano está em perigo! Cientistas Feministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário