Em uma caverna localizada no norte da Espanha foi descoberto, e 1994, a maior coleção de ossos de Neandertais da Península Ibérica. Entre os 13 indivíduos recuperados na caverna, um deles, um menino de sete anos, foi o protagonista de um estudo que avaliou as diferenças e semelhanças no desenvolvimento de Neandertais e humanos modernos.
Através de um esqueleto composto de 138 peças, os pesquisadores conseguiram determinar uma série de características ligadas ao desenvolvimento infantil e outros aspectos. O esqueleto, nomeado El Sidrón J1, tinha 7 anos e sete meses quando morreu, pesava 26 kilos e tinha 111 centímetros de altura. A análise dos caninos e da robustez dos ossos mostrou que o indivíduo era do sexo masculino. Também foi possível identificar que El Sidrón J1 era destro e já desempenhava algumas tarefas de adultos. Ele tinha hipoplasia do esmalte dentário (falha na mineralização do esmalte do dente) causado por má nutrição ou alguma doença. Entre os outros 13 indivíduos do grupo estavam a sua mãe e um irmão mais novo.
|
Esqueleto recuperado do indivíduo nomeado El Sidrón J1 na caverna de El Sidrón, Espanha. Fonte: artigo original. |
Os cientistas viram somente duas diferenças no desenvolvimento infantil de El Sibrón J1 comparado com os humanos modernos: a maturação da coluna vertebral, principalmente das vértebras torácicas, e o total desenvolvimento da caixa craniana e consequentemente do cérebro. O indivíduo analisado estava com aproximadamente 87% da caixa craniana desenvolvida, ao passo que, na mesma idade, humanos modernos já possuem 100% de desenvolvimento. Talvez isso seja consequência do volume cerebral maior em Neandertais (1,520 centímetros cúbicos) comparado com
Homo sapiens (1,195 centímetros cúbicos). O menor desenvolvimento das vértebras torácicas pode estar ligado à economia de energia, já que o cérebro “suga” uma grande parte da energia para o seu desenvolvimento. Com um cérebro menor, os humanos atuais podem atingir o desenvolvimento mais rapidamente.
O artigo completo está disponível para download no site da revista Science através desse
link.
Referências:
Reconstructing how Neanderthals grew, based on an El Sidrón child: Neanderthal growth rate is very similar to that of Homo sapiens. ScienceDaily.
Nenhum comentário:
Postar um comentário