Olhos de cor azul são resultado de uma mutação em parte de um locus responsável pela produção de melanina. O locus OCA2. A mutação em questão impede que a proteína seja capaz de dar a cor marrom ou castanho à íris. Quando o locus é completamente inativado, o indivíduo não é capaz de produzir cor na pele, cabelos e pelos, sendo essa condição conhecida como albinismo.
A variação de cores da íris entre marrom e verde são todas explicadas pela quantidade de melanina nessa parte do corpo e surge de alterações genéticas diversas, mas indivíduos de olhos azuis possuem pouquíssima variação de coloração. Ao contrário de pessoas com olhos marrons, pessoas com olhos azuis tem, todas, a mesma mutação no mesmo local do locus OCA2. Pessoas com olhos de outras cores possuem variação considerável nessa parte do gene que controla a produção de melanina na íris. Por conta disso, pesquisadores começaram a desconfiar que todas as pessoas com olhos da cor azul possam ser descendentes de um único ancestral comum.
É o que descreve o artigo de pesquisadores da Universidade de Copenhagen que analisaram famílias com portadores de olhos castanhos e azuis. A origem dos participantes do estudo foram diversas (apesar de todos serem europeus). A mutação responsável pelo fenótipo cor azul dos olhos provavelmente surgiu em regiões próximas ao Mar Negro no período Neolítico, por volta de 10 mil a 6 mil anos atrás. Segundo os pesquisadores, a mutação não traz nenhum valor adaptativo e sua manutenção seria fruto, simplesmente, da variabilidade intrínseca do DNA. Os cientistas também viram que a mutação é conservada em outros animais que possuem fenótipo olhos azuis.
Referências:
www.sciencedaily.com/releases/2008/01/080130170343.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário