segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Links para saber mais - Segurança das Drogas

Qualquer droga que altere nosso comportamento traz um certo risco, seja ela lícita (álcool ou cafeína, etc) ou ilícita (cocaína, heroína, etc). Mas quão perigosas são certas drogas? Para responder essa questão vamos olhar um trabalho de um professor de psicologia da Universidade de Claremont (EUA). Ele cruzou dados sobre dependência e letalidade de diversas drogas e chegou a esse gráfico:

Acesse a página aqui.
Segundo seus dados, o LSD e a psilocibina (cogumelos alucinógenos) são as drogas menos letais e que causam menos dependência. Ao contrário, a heroína seria a droga mais perigosa, mais letal e com maior probabilidade de causar dependência.
Além disso, também é possível ver no gráfico que a cafeína (substância a qual eu tenho dependência) pode ser letal numa quantidade bem menor que o álcool. Perceba que estamos falando de drogas lícitas. No caso de cafeína, ela é inclusive permitida para crianças. Já a cannabis, ilícita em alguns países, inclusive o Brasil, tem um potencial letal beeeem menor que a cafeína e o álcool (também amplamente difundido na nossa sociedade).
Falando em letalidade do álcool, esse mesmo professor tem um artigo em que compara a letalidade do álcool a outras drogas. O resultado foi esse:

Incrível não? Como uma droga lícita e tão inserida na nossa sociedade pode ter o potencial letal tão maior que muitas outras ilícitas. Na verdade, toda a pesquisa do professor Gable foi motivada justamente por essa questão do álcool. Segundo consta, seu filho perguntou se MDMA (ecstasy) era como o álcool. Apesar de conhecer um pouco sobre os efeitos do ecstasy, ele não sabia a resposta e sabia que ela não era tão simples. A partir daí começou a estudar mais a fundo sobre a questão. Seu trabalho pode ser visto aqui.

Referências:
https://rgable.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário