Doença de Lafora é uma forma severa de epilepsia que acomete, pelo menos, 50 crianças no mundo todo atualmente. Por ser uma doença tão rara, pouco se sabe e pouco se estuda sobre ela. Já se conhece pelo menos dois genes que podem ser responsáveis pela doença quando mutados. A epilepsia de Lafora acomete tanto humanos quanto cães e esses últimos estão dando uma força nas pesquisas a fim de conhecer melhor essa doença.
Uma associação entre pesquisadores do Hospital for Sick Children em Toronto e a Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Surrey, ambos no Canadá, está conseguindo desvendar sintomas iniciais da doença através da observação de cães com doença de Lafora. Essa forma de epilepsia é relativamente comum em animais da raça dachshund mini com pelo longo. Os resultados das observações dos animais, com o auxílio dos donos, ajudaram os pesquisadores a descobrir sinais clínicos e físicos do avanço da doença. Isso pode ajudar a moldar os tratamentos de acordo com os sintomas e melhorar a vida de quem sofre desse problema, humanos ou não.
Referências:
Collaboration between pet owners, vets and researchers helps dogs and children with a rare and severe epilepsy. ScienceDaily.Lindsay Swain, Gill Key, Anna Tauro, Saija Ahonen, Peixiang Wang, Cameron Ackerley, Berge A. Minassian, Clare Rusbridge. Lafora disease in miniature Wirehaired Dachshunds. PLOS ONE, 2017; 12 (8): e0182024 DOI: 10.1371/journal.pone.0182024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário